Tem uma dúvida? Então escreva para marybalaton@hotmail.com


quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Partida...

Foi 20/2/2012, estava (atenção para o ESTAVA) marcada para as 21:30h, eu super ansiosa, queria estar no aeroporto com 3 horas de antecedência para o cheq-in era minha primeira viajem internacional! Mas... antes de ir ao aeroporto queria me despedir da minha avó! Comer geleia caseira, tomar chá, ganhar colinho!! 

Então decidi sair de casa já de malas devidamente prontas às 16:00, chegaria na casa da minha avó pelas 16:30h ficaria lá até 18:00 chegaria no aeporto 18:30. Tudo cronometrado perfeitinho! Passei 2 dias inteiros arrumando as malas, consegui fazer caber em 2 malas 62 Kg de roupas e alguns sapatinhos!!! (a arrumação das malas e o que não trazer, fica para outro momento). Saí de casa na hora programada sem chorar, me sentindo forte e confiante! Já no carro liguei para casa da minha avó para avisar que estava à caminho... ela não atendeu achei estranho... quem atendeu foi um dos meus primos, dizendo que a vovó tinha saído, ido visitar a irmã que mora em Jundiaí!!! COMO ASSIM!!!!  Minha avó se esqueceu da minha despedida e foi para outra cidade!!! Quase chorei, mas tudo bem, a memória da minha avó já não é aquelas coisas...  

Eu já estava pronta p viajar, achei que voltar pra casa não era boa ideia... bora para o aeroporto então, disse eu ao meu cunhado que estava no volante! Minha mãe já foi falando, “eu não vou sair do carro”, ela não queria me levar no aeroporto, sempre dizia que não queria aquela choradeira, preferia despedir-se de mim na casa da minha avó como se eu estivesse indo passar um fim de semana viajando com meus amigos! O cunhado com toda calma intreviu por mim, “calma sogrinha a gente só espera chegar alguém, assim ela não fica sozinha!” Tinha um monte de gente indo para o aeroporto p fazer AQUELA despedida, depois fiquei sabendo que teria vuvuzelas e perucas estilo Black Power verde e amarela!!!
Chegamos ao aeroporto com toda calma procuramos vaga para estacionar na sombra, coloquei as malas no melhor carrinho que encontrei, quis colocar stresh nas malas (para evitar problemas). Tudo na maior calma, passeando pelo aeroporto... Aproveitando que o balcão da companhia aérea estava sem fila alguma... fui fazer o check-in! 
Cumprimentei a moça dei meus documentos e voucher da passagem, ela com um belo sorriso no rosto me disse: “seu voo foi cancelado devido a uma greve na Espanha!” Minha respiração parou ...    ...   ...   ...
“Mas nós vamos te encaixar num voo que saí em 10 minutos!!!” desatei a chorar!!! COMO ASSIM 10 MINUTOS!!  E se eu não quiser ir neste qual o próximo? 
“O próximo voo só amanhã, mas ainda não está confirmado, pode ser que cancele por causa da greve!”  
Eu queria ver meus amigos antes de ir embora, mas principalmente queria ver meu afilhado, que a pessoa mais importante que deixei no Brasil! Minhas aulas começavam dia 22/2, eu não tinha onde morar apenas a reserva para 2 dias num hostel da cidade...  Não podia perder mais tempo por causa de uma greve... Assim aceitei o embarque imediato! Falei com meu afilhado por telefone e pedi a minha irmã que avisasse a todos que não viessem ao aeroporto! A esta altura já estava em prantos! Tudo que eu planejei não deu certo e algumas pessoas eu só encontraria novamente dali à 1 ano... Entrei para a sala da imigração com o coração apertado tentando, sem sucesso, controlar as lágrimas!  Um funcionário da companhia já me aguardava, fez a conferência dos meus documentos e me indicou o portão de embarque dizendo “é o ultimo portão, corre” e deu um empurrãozinho no meu braço... O que eu fiz... corri claro! Quando pude avistar o portão de embarque a aeromoça fazia gestos com os braços para que eu corresse mais!!! O portão fechou literalmente nas minhas costas!
Entrei no avião ainda chorando, e ofegante pela corrida, achei minha poltrona, que era a da janelinha, sem ninguém do meu lado J ! Pelo menos isso né!! 
Tomei 2 remédios para enjoo com intenção de dormir o voo todo! Sentei, coloquei meu casaco e em minutos o avião já estava pronto para decolar! ADORO decolagens e pousos!!! Parei de chorar!!! 
Não tive problemas no voo, foi tudo tranquilo! Sem turbulências A comida não é ótima, mas já comi piores também!
Chegamos à Madrid com o Sol nascendo!!! E quando me dei conta do quão grande e organizado é o aeroporto de Madrid a única coisa que pensei foi, “vamos passar vergonha na copa!”. 

Esteiras para as malas




Outra coisa que me dei conta quando procurava o portão de embarque para o Porto é que eram 6:30h da manhã, meu voo para o Porto estava marcado para 15:30h... 







saguão quase infinito de embarque (são 2 iguais a este)




Posso dizer que conheço bem o aeroporto de Madrid! Passeei, tomei café da manhã, dormi, dei mais uma voltinha, dormi outra vez... usei a internet à 1EUR por hora, almocei, usei mais uma hora de internet, comprei um cartão telefônico internacional (não compre é caro e muito difícil de encontrar postos de recarga), cansei de esperar, mais uma voltinha no free shopp, comprei chocolates. 





Finalmente embarquei para o Porto num avião tão pequenininho que mais parecia um ônibus com asas!!! 
40min de voo estávamos descendo no Porto, e pude ver o oceano, naquele momento percebi que eu estava do lado de lá do Atlântico... percebi o tamanho da distância... que eu estava realmente longe de casa e sozinha...
O voo estava vazio desembarcamos rápido e puder ver minhas malas saindo do bagageiro do avião! Que alívio minhas coisas tinham chegado junto comigo!!!
Quando fui abordada na imigração me perguntaram:
di onde és?
Do Brasil.
Para onde vais?
Para Universidade do Porto.
Ès estudante, não precisas mostrar as malas! Bem vinda à Portugal!

Achei ótimo, não conseguiria fechar as malas novamente! Logo na porta do aeroporto peguei um taxi, no caminho todo fui percebendo a cidade e a arquitetura muito típica com seus azulejos e roupas penduradas nas sacadas, as músicas no rádio... Eu estava iniciando uma aventura, com muitas desventuras, belezas, e coisas que eu realmente não poderia imaginar...
Só passaram 60 dias e eu já vivi muitas coisas, boas e ruins, vi coisas lindíssimas, chorei... mas dei muita risada!
Estas e muitas outras histórias reais que ainda estão por vir quero dividir aqui. 

8 comentários:

  1. Você pode não contar pra sua família que tem um blog... mas EU já sei!!! Vou esperar boas histórias... to com saudades de vc!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. OI!!! espero que tenha gostado da ideia!!! Me conta quem te contou vai... e claro pode espalhar a notícia pela PUC!
    Um beijão, saudade sempre!

    ResponderExcluir
  3. Amei!!!! Eu sabia que daria certo!!! =)
    Parabéns ficou show!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa....eu viajo em setembro pra Portugal. Que tenso o lance do vôo. Fiquei tenso só de ler ahuahauhauhau..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marco!!! Se puder pagar... venha pela TAP, o espaço nas poltronas é maior tem voos diretos para o Porto!

      Excluir
    2. Olá, Viagem a 5 anos para Lisboa pela TAP. Daqui 7 dias estou indo novamente para Lisboa mas pela IBÉRIA. Estou ansioso... TAP foi muito agradável.

      Excluir
  5. Olá, gostaria de saber como foi no aeroporto de Madrid? Tiveste que ir na imigração ou em algum outro lugar durante sua conexão?
    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi bem tranquilo, eu vim com visto de residente, então em Madrid só perguntaram para onde eu ia chegaram meu visto, e passagem.
      No aeroporto do Porto só perguntaram para onde eu ia, respondi Universidade do Porto, nem olharam meus documentos!

      Excluir

Deixe sua pergunta ou cometário, responderei assim que possível :)